A Menopausa chegou, e agora?

As alterações da pele é um dos principais sintomas nas mulheres  Saiba quais os principais efeitos que a menopausa pode ter na pele e qual a melhor forma de lidar com eles.

A pele está sujeita a sofrer alterações estruturais profundas com a chegada da menopausa. A diminuição na produção de estrogenio – uma das principais alterações hormonais na menopausa – produz  efeitos sobre a pele das mulheres, que se manifestam de várias formas. Com os níveis de estrogenio em declínio, registra-se uma menor produção de elastina (que assegura a elasticidade da pele) e de colágeno (que assegura a firmeza da pele).  A fica seca, enrugada e flácida, quebradiça e fina e muito mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar. Pequenos cortes levarão tempo para cicatrizar e as manchas irão proliferar com rapidez.

Pesquisas feitas com mulheres de 30 anos em diante, mostram que o processo de envelhecimento cutâneo começa por volta dessa idade mas intensifica-se entre os 40 e 50 anos, exatamente a época de aparecimento dos primeiros sintomas da menopausa.

Ouras partes do corpo sofrem com a chegada da Menopausa como unhas, dentes e cabelos.

O envelhecimento não pode ser evitado mas existem condições para que seja um período adiado ,  melhorado e diminuído o impacto dessas mudanças.

Não espere esse período chegar, antecipe-se e marque uma consulta para saber como se preparar para que esses problemas sejam amenizados. Agora se você já entrou nesse período então necessitará de um acompanhamento profissional, consulte seu dermatologista  que irá indicar os melhores tratamentos.

WhatsApp chat